Sobre a Revista
Os Cadernos FIOCRUZ de Saúde Global e Diplomacia da Saúde são uma coleção de textos analíticos sobre a conjuntura internacional da saúde global e diplomacia da saúde preparados por pesquisadores convidados do Observatório de Saúde Global e Diplomacia da Saúde da Vice-Presidência de Saúde Global e Relações Internacionais da Fiocruz.
A publicação dos Cadernos se iniciou em abril de 2020, em meio à pandemia de Covid-19, como parte de um esforço institucional de compreender os desafios da saúde global e as respostas dos diversos atores da diplomacia da saúde naquele momento, e segue com periodicidade quinzenal desde então. Nesse período foram publicadas mais de vinte edições por ano, e todas estão disponíveis no endereço: https://fiocruz.br/cadernos-fiocruz-informe-sobre-saude-global-e-diplomacia-da-saude.
Todo esse conjunto de informações e análises oferece um vasto panorama da saúde global e diplomacia da saúde que inclui organizações internacionais do sistema das Nações Unidas, organismos multilaterais regionais, outras associações de países, territórios e continentes, além da sociedade civil global. Cada artigo tem o objetivo de abordar eventos, atividades e comunicados de uma instituição, grupo de instituições, país ou região, relacionados à saúde global e diplomacia da saúde, pelo período de cada edição, com um caráter técnico, informativo e analítico. Trazemos também textos conceituais e metodológicos que ajudam a compreender o vasto e instigante panorama da saúde global e seus determinantes sociais e políticos.
Cada edição está dividida em três seções:
- Sistema Nações Unidas
- Movimentos sociais globais e saúde
- Territórios, multilateralismos regionais e grupos de países
A revista adota os princípios da Ciência Aberta, comprometendo-se com o acesso aberto ao conhecimento científico, a transparência dos processos editoriais e a promoção da integridade e da reprodutibilidade da pesquisa. Incentiva o compartilhamento responsável de dados, métodos e materiais de pesquisa, o uso de licenças abertas e a valorização de diferentes formatos de produção científica, respeitados os aspectos éticos e legais. A revista também promove a inclusão, a diversidade e a ampla circulação do conhecimento científico.
A publicação trabalha com autores regulares convidados pelos editores principais. Esses autores são também editores associados, recebendo todos os artigos produzidos pelo grupo e participando de um processo aberto de revisão por pares que ocorre quinzenalmente em reunião do Observatório de Saúde Global e Diplomacia da Saúde. Após a reunião em que todos discutem o conteúdo de cada artigo, os editores principais fazem a revisão final dos textos e prosseguem a publicação.
O periódico não recebe submissão de artigos avulsos.
Sejam bem-vindos!
Edição Atual
Publicação Digital
Produção coletiva dos trabalhadores do CRIS-FIOCRUZ
Rio de Janeiro, 13 de novembro de 2025
