Política Editorial

  1. Escopo, objetivos e público-alvo

Os Cadernos Fiocruz de Saúde Global e Diplomacia da Saúde são uma publicação periódica digital do Observatório de Saúde Global e Diplomacia da Saúde, atividade do Centro Colaborador da OMS para a Diplomacia da Saúde Global e Cooperação Sul-Sul, sob responsabilidade da Vice-Presidência de Saúde Global e Relações Internacionais da Fundação Oswaldo Cruz.

Tem como foco a divulgação de análises, reflexões e informações atualizadas sobre: Saúde global; Diplomacia da saúde; Relações internacionais em saúde; Cooperação Sul-Sul; Governança global em saúde e; políticas públicas de saúde no contexto internacional.

O público-alvo são pesquisadores, gestores públicos, diplomatas, estudantes de pós-graduação, profissionais de saúde e interessados em saúde global e relações internacionais.

  1. Critérios de submissão, avaliação e revisão

Os Cadernos Fiocruz contemplam a publicação de artigos analíticos, ensaios, relatos de experiências, resenhas e informes temáticos, sendo as contribuições recebidas exclusivamente por convite da equipe editorial, uma vez que não há submissão de trabalhos avulsos.

O processo de avaliação e revisão é conduzido internamente e envolve os autores regulares convidados pelos editores principais, os quais atuam também como editores associados. Esses autores recebem todos os textos produzidos pelo grupo e participam de um processo aberto de revisão por pares que ocorre quinzenalmente nas reuniões do Observatório de Saúde Global e Diplomacia da Saúde. Após a discussão coletiva de cada manuscrito, cabe aos editores principais realizar a revisão final e encaminhar o conteúdo para publicação.

Os Cadernos Fiocruz possuem periodicidade quinzenal e as contribuições são no idioma português.

  1. Diretrizes éticas e de integridade científica

Os textos submetidos devem ser preferencialmente inéditos, embora possam incluir reproduções integrais ou parciais de reportagens, discursos oficiais, leis, regulamentos e normas, desde que respeitados os direitos autorais, sendo permitido, ainda, o envio simultâneo a outras publicações.

A autoria deve refletir contribuições substanciais de todos os envolvidos, sendo a indicação dos autores e de suas afiliações de inteira responsabilidade dos próprios. Eventuais conflitos de interesse devem ser explicitamente declarados quando existirem, e práticas de plágio, em qualquer forma, não são toleradas.

As opiniões expressas nos textos são de responsabilidade exclusiva dos autores e não representam, necessariamente, a posição institucional da Fiocruz. Caso sejam identificados erros factuais ou questões de natureza ética, estes serão corrigidos de maneira imediata e transparente.

  1. Política de acesso, direitos autorais e licença de uso

Os Cadernos adotam o modelo de Acesso Aberto, sem quaisquer custos para leitores ou autores, em conformidade com a Política de Acesso Aberto da Fiocruz. Seus conteúdos são disponibilizados sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento e a adaptação dos materiais, desde que seja atribuída a autoria original.

Os autores mantêm integralmente os direitos sobre suas obras, podendo publicá-las simultaneamente em outros veículos, observadas as condições de atribuição. Todos os Cadernos e artigos permanecem acessíveis para download, disponível em: https://cadernossaudeglobalfiocruz.net e no Arca, repositório institucional da Fiocruz, disponível em: https://arca.fiocruz.br/handle/icict/41607.

  1. Atribuições da equipe editorial e de produção

Editores: Convidam autores, selecionam e organizam os conteúdos, assegurando a coerência temática, a qualidade editorial e o cumprimento dos prazos estabelecidos.

Editores associados: São todos os autores convidados, e realizam a leitura crítica e contribuem para o aperfeiçoamento conceitual e formal dos conteúdos.

Revisores: Os autores convidados atuam como revisores, participam do processo aberto de revisão por pares conduzido quinzenalmente nas reuniões do Observatório de Saúde Global e Diplomacia da Saúde. Após a discussão coletiva dos artigos, os editores principais realizam a revisão final antes da publicação.

Autores: Devem garantir a precisão das informações apresentadas, a originalidade do trabalho quando aplicável, o respeito aos direitos autorais na utilização de imagens e textos, bem como a observância rigorosa das normas éticas pertinentes.

Equipe de produção: Responsável pela editoração, diagramação, publicação digital e divulgação do material, assegurando a qualidade técnica e a adequada circulação dos conteúdos.

  1. Boas práticas adicionais
  • Revisão periódica da política: A política editorial será revisada anualmente para incorporar atualizações normativas e melhorias.
  • Transparência: Todas as edições incluem ficha catalográfica, créditos dos autores e declaração de conflitos de interesse quando aplicável.
  1. Contato para informações:

Observatório em Saúde Global e Relações Internacionais – Centro Colaborador OMS para a Diplomacia da Saúde Global e Cooperação Sul-Sul - Vice-Presidência de Saúde Global e Relações Internacionais (VPSGRI/Fiocruz)

E-mail: cadernossaudeglobal@fiocruz.br

Portal: https://cadernossaudeglobalfiocruz.net

 

Esta política editorial está em vigor a partir de janeiro de 2026 e visa garantir clareza, integridade científica e transparência em todas as etapas do processo editorial dos Cadernos Fiocruz de Saúde Global e Relações Internacionais.